x

Press Releases: a opção de colocar itens como título, linha fina, links, imagem, vídeo etc.

3 portais é o mínimo que garantimos.

68% dos brasileiros com acesso à internet são fãs de futebol


Paixão pelo esporte destaca público feminino e oferece boas oportunidades para marcas
 
O Brasil é País do Futebol e, mais do que nunca, os torcedores estão conectados e engajados. Em 2021, os fãs do esporte representaram 68% de todo o público com acesso à internet – um aumento de 12% desde 2013.
 
Os dados são do estudo “Marcas em campo! O futebol e a mídia dentro e fora das 4 linhas”, desenvolvido pela Kantar IBOPE Media – divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia. Trata-se da 22ª edição do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela empresa.
 
Elaborado com ajuda de informações do Sponsorlink, pesquisa do IBOPE Repucom sobre inteligência em comportamento, hábitos e atitudes sobre patrocínio e consumo de mídia dos fãs de esporte, o levantamento analisa mudanças nas transmissões dos jogos, indica preferências dos torcedores e revela a importância do esporte para as marcas.
 
Hábitos e mudanças tecnológicas
A pesquisa identifica que o grupo dos Apaixonados por Futebol (formado por pessoas que praticaram e assistiram ao esporte no último ano) demonstra hábitos de compra diferenciados. Uma fatia de 54% desse público, por exemplo, afirma usar a internet com frequência para planejar compras – a média nacional é mais baixa: 45%.
 
Além disso, 53% dos fãs do esporte acreditam que comprar online torna suas vidas mais fácil. No caso da média nacional, a porcentagem é de 47%.
 
Outro fator importante está ligado às mudanças tecnológicas, que têm colaborado cada vez mais para diversificar as transmissões de partidas de futebol. Atualmente, é possível acompanhar jogos não apenas via meios tradicionais, como a televisão, mas também em redes sociais e em plataformas de streaming.
 
As mulheres estão no jogo
É importante destacar que o público feminino ocupa um espaço importante entre os fãs de futebol. De acordo com o levantamento, as mulheres representam mais de quatro em cada 10 brasileiros que estão conectados e gostam do esporte.
 
As torcedoras também têm demonstrado mais interesse por grandes campeonatos globais. Em 2021, elas concentraram 44% dos fãs da Champions League – um aumento de 11% desde 2013.
 
Outro fator importante é a popularidade do futebol feminino. No ano passado, mais de um terço (34%) das pessoas que acompanham a modalidade afirmaram que estão de olho nos jogos das equipes formadas por mulheres.
 
Oportunidades para marcas
A paixão dos brasileiros por esportes representa uma oportunidade enorme para empresas que querem investir em publicidade. Tanto é que cinco das marcas mais valiosas do Brasil em 2021 (Itaú, Skol, Bradesco, Brahma e Claro) tiveram identificação com o esporte nos últimos anos, patrocinando diferentes modalidades e competições (incluindo algumas de futebol).
 
Quando o assunto é o mundo da bola, vale a pena destacar o aumento de 33% na quantidade de marcas que investiram em futebol na TV nos últimos quatro anos (entre 2018 e 2021). A expectativa é que, nos próximos meses, muitas companhias aproveitem a Copa do Mundo do Catar para despertar a atenção dos fãs.
 
Em 2018, o evento impactou 92% das pessoas nas 15 regiões metropolitanas do Brasil monitoradas pelo painel da Kantar IBOPE Media. No total, 141 marcas investiram em publicidade na Copa do Mundo da Rússia, que teve mais de 11 mil inserções. As categorias com mais investimentos foram Veículos/Automóveis (8 marcas), Campanhas Públicas (7 marcas) e Sites e Players Online (7 marcas).
 
Sobre a Kantar IBOPE Media
 
A Kantar IBOPE Media faz parte da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. Oferecemos as mais abrangentes e precisas
informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão. A Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-
americanos.
 
Sobre a Kantar
 
A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano
com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.
 
Mais informações em www.kantaribopemedia.com.