x

Press Releases: a opção de colocar itens como título, linha fina, links, imagem, vídeo etc.

3 portais é o mínimo que garantimos.

ADP investe em projeto de acolhimento emocional aos profissionais com deficiência em isolamento


Desenvolvido pela Talento Incluir, o projeto acompanhou colaboradores com deficiência da empresa durante os primeiros 30 dias de isolamento
 
A ADP, líder global em soluções de Folha de Pagamento e Gestão do Capital Humano, preocupada com a saúde emocional de seus colaboradores com deficiência, mesmo diante dos desafios que a pandemia impôs aos negócios de todos os setores, investiu no projeto de Acolhimento Emocional da Talento Incluir - consultoria que já proporcionou emprego para mais de 7 mil pessoas com deficiência no Brasil. O resultado desse projeto trouxe à ADP um plano de ações que vai beneficiar a empresa e seus colaboradores, bem como identificar a possibilidade de aplicar o home office pós-quarentena.
 
O "Acolhimento Emocional" foi criado pela Talento Incluir para apoiar as empresas e ajudá-las a prestar o apoio ideal aos profissionais com deficiência, customizado para esse momento de afastamento social e desenvolvido a partir de um roteiro estruturado.
 
O projeto identifica como está a saúde emocional do profissional com deficiência, aspectos familiares e sociais, além das condições e infraestrutura de trabalho. A ação da Talento Incluir na ADP, em toda a região da América Latina, também levantou indicadores qualitativos que impactam, diretamente, na carreira destes profissionais e sua relação com as lideranças.
 
A partir do cruzamento das conversas individuais e do envolvimento dos líderes, foi possível identificar mudanças que possam ter surgido com a alteração de rotina e a introdução do home office integralmente, e que afetam, diretamente, na produtividade e desempenho dos colaboradores.
 
"Para se sentirem incluídas de fato, essas pessoas precisam perceber que estão utilizando o máximo do seu potencial. Por meio deste trabalho conseguimos identificar onde estão os gargalos e partir para a ação", destaca a vice-presidente de Recursos Humanos da ADP para a América Latina, Mariane Guerra.
 
Com cerca de um mês de duração (de abril a maio), o projeto de Acolhimento da Talento Incluir na ADP ocorreu em três etapas:
 
• Acolhimento Emocional: conversa individual com cada um dos colaboradores com deficiência, para identificar e acolher possíveis dificuldades emocionais;
 
• Engajamento da Liderança: pesquisa online aplicada para todos os gestores com colaboradores com deficiência em seu time;
 
• Plano de Ação: horas de consultoria para o fortalecimento do Programa de Inclusão de colaboradores com deficiência a partir da experiência e conhecimento da Talento Incluir, além dos principais resultados da pesquisa
 
A Talento Incluir entrevistou, individualmente, esses colaboradores para entender como eles lidam com suas deficiências, também buscou saber como anda a saúde emocional, os aspectos familiares e sociais. Além disso, as entrevistas mostraram como os colaboradores percebem seus desempenhos e sua produtividade no modelo remoto, as condições e ferramentas de trabalho, o relacionamento com gestão e equipe e o seu nível de engajamento com as demandas e com a empresa.
 
Os resultados dessa etapa da entrevista apontaram que 83% desses profissionais lidam bem com questões relacionadas a suas deficiências, 11% não e os outros 6% preferem não falar sobre elas. Para essa questão, a Talento Incluir desenvolveu um detalhado plano de trabalho para execução conjunta com a área de RH da ADP, indicando acompanhamento específico para colaboradores que apresentam dificuldades em lidar com a deficiência, auxílio médico para casos onde se identificou a necessidade, além de acompanhamento a questões relacionadas à gestão ou integração na equipe de trabalho.
 
Sobre a saúde emocional durante o período de isolamento, 84% se sentem bem emocionalmente, 14% se entendem parcialmente bem e 2% declaram não se sentir bem nesse cenário. Para esses colaboradores, a recomendação foi utilizar os recursos já disponibilizados pela empresa para dar apoio emocional e maior atenção, como, por exemplo, o Programa de Apoio ao Empregado, que oferece terapia e outros recursos virtualmente.
 
Sobre infraestrutura no home office, para 81% dos profissionais com deficiência os sistemas da empresa funcionam bem e a internet está funcionando de forma adequada para 92% dos entrevistados. Porém, com relação a cadeira onde trabalham no home office, 61% afirmam estar confortável, enquanto 37% dizem que não. A partir desses dados, a ADP, imediatamente, providenciou mobiliário adequado ergonomicamente para esses profissionais.
 
De acordo com a Talento Incluir, é importante perceber que, muitas vezes, as pessoas com deficiência, que já experimentaram a exclusão em algum momento da sua vida, não trazem os problemas de maneira direta por receio de serem mal interpretadas. Dessa forma, é muito importante abrir canais alternativos por meio dos quais as pessoas se sintam à vontade para compartilhar suas dificuldades e necessidades.
 
Com relação ao modo de trabalho em home office, 58% gostariam de continuar com a experiência; 8% gostaram da experiência, mas preferem voltar ao escritório; 5% não se identificaram com o trabalho remoto e 29% não responderam. Para este tema, a Talento Incluir recomendou à ADP avaliar a possibilidade de aplicar a política de home office, no pós-quarentena, para parte deste grupo.
 
"O esforço da ADP em investir nesse cuidado com seus profissionais com deficiência no momento desafiador para os negócios imposto pela pandemia demonstra muito mais que boa vontade. Deixa claro o amadurecimento da empresa para o tema, que vai além da inclusão. São atitudes que destacam a vocação cidadã de uma empresa que acredita na inclusão como uma porta aberta para seu futuro, de suas inovações, processos e produtos", destaca a fundadora da Talento Incluir, Carolina Ignarra.
 
Sobre a ADP (NASDAQ-ADP)
 
A companhia oferece produtos de ponta, serviços de alta qualidade e experiências excepcionais para que as pessoas alcancem o máximo potencial no trabalho. Os serviços e produtos da empresa para RH, Talento, Benefícios, Folha de Pagamento e Compliance são baseados em dados, mas desenhados para pessoas. Saiba mais em: http://www.adp.com.br