x

Press Releases: a opção de colocar itens como título, linha fina, links, imagem, vídeo etc.

3 portais é o mínimo que garantimos.

GE Grid Solutions fecha contrato com a Essentia Energia em projeto de usina solar


O negócio de Grid Solutions da GE Renewable Energy anuncia o acordo com a Essentia Energia, empresa recém criada de geração de energia renovável do grupo Pátria investimentos, para o fornecimento de uma Subestação 500kV turnkey para escoar a energia gerada pelo complexo solar Sol do Sertão, no município de Oliveira de Brejinhos (BA). O contrato é na modalidade EPC, ou seja, a GE fica responsável pela engenharia, compra e construção da Subestação. O acordo inclui o fornecimento de equipamentos 500kV, incluindo dois transformadores de força de 300MVA cada, e dos sistemas de Grid Automation e telecomunicações da GE.

De acordo com Alexandre Ferrari, Region Commercial Leader da GE Grid Solutions LATAM, as negociações foram iniciadas ainda em 2018, com o desenvolvedor do projeto. No final de 2019, a Essentia Energia assumiu o projeto, o que exigiu ao time da GE um trabalho ágil de transição do projeto para a nova dona da usina, culminando com a oficialização da parceria com a Essentia, após esforços de toda a equipe. “Esse primeiro anúncio de 2020 reflete a continuidade do trabalho em equipe desenvolvido com sucesso pela GE Grid Solutions, envolvendo todas as áreas do negócio”, destaca o executivo.

As obras na usina, que terá capacidade instalada de 415 MW, já foram iniciadas e a GE deve concluir a instalação das soluções e equipamentos no primeiro trimestre do próximo ano. Já a operação comercial completa da planta está projetada para o segundo semestre de 2021. O complexo Sol do Sertão será composto por 8 usinas solares fotovoltaicas com capacidade total de 474 MWp.

O executivo lembra que o papel da energia solar fotovoltaica no Brasil está crescendo, especialmente no Nordeste e que o país tem um grande potencial para gerar energia solar com um dos níveis mais altos de incidência solar do mundo. Recentemente, no Brasil, a fonte de geração atingiu uma marca expressiva, ultrapassando os 5 GW em potência operacional, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

“Estou orgulhoso de nossa equipe por garantir esse projeto, que adicionará mais energia limpa à rede elétrica do Brasil, além da capacidade de geração de empregos na região”, completa Ferrari.

Sobre a Essentia Energia

A Essentia Energia é uma empresa de energia renovável que atua nos segmentos de geração e comercialização de energias eólica e solar. A companhia tem como sócio investidor o fundo Pátria Infraestrutura, do Pátria Investimentos, líder em gestão de ativos alternativos na América Latina e que possui mais de 30 anos de atuação nas áreas de Infraestrutura, Private Equity, Real Estate e Crédito.

Sobre a GE Renewable Energy

A GE Renewable Energy é um negócio de U$ 15 bilhões que combina um dos mais abrangentes portfólios da indústria de energia renovável e oferece soluções completas para seus clientes, que exigem energia limpa, acessível e confiável. Combinando soluções para a geração de energia eólica onshore e offshore, aerogeradores, hidrelétricas, armazenamento de energia, usinas solares e transmissão e distribuição, além de oferecer serviços digitais e sistemas híbridos renováveis, a GE Renewable Energy já instalou mais de 400 GW de energia renovável limpa e equipou mais de 90% das concessionárias de energia em todo o mundo com suas soluções. Com quase 40.000 funcionários em mais de 80 países, a GE Renewable Energy cria valor para os clientes que buscam potencializar o mundo com elétrons verdes acessíveis, confiáveis e sustentáveis.