Cursos técnicos Senai e Senac - Como funcionam?

Educação

  • Postado dia 13 de Julho de 2016

Veja como estudar cursos técnicos nessas instituições renomadas.
Os cursos técnicos estão em muitas instituições porque, com eles, as pessoas conseguem escolaridade maior sem gastar o valor de uma universidade. Mesmo tendo muitos lugares oferecendo-os, os cursos técnicos do SENAI e do SENAC não perdem alunos. 
 
O SENAI e O SENAC: como os cursos funcionam?
 
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) possuem cursos com direcionamentos diferentes. Quem cursa SENAI costuma desejar as colocações em indústrias e os ingressantes no SENAC visam ter um empreendimento ou conseguir colocação no comércio e nos serviços.
 
A carga horária não é padrão. Assim, existem cursos técnicos que duram 200 horas e cursos que duram 40 horas. Essa diferença de carga existe no SENAI e no SENAC. As duas instituições também mostram os cursos técnicos com separação de áreas, deixando que os interessados consultem e achem os cursos nos segmentos apropriados.
 
O SENAC e o SENAI participam do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).
Assim, os cursos que existem e são cobrados podem ser realizados sem investimento. Os interessados precisam procurar o Ministério da Educação, inscrever-se e aguardar que sejam aprovados. 
 
Gratuidade do SENAC
 
O SENAC tem mais um caminho para quem não pode investir no curso: o Programa SENAC Gratuidade PSG . Esse programa tem os seus critérios, mas proporciona estudo gratuito. 
As pessoas que desejarem uma bolsa, mas que têm dúvidas sobre os critérios podem procurar uma unidade e pedir auxílio.
 
Localização
Normalmente, os Estados têm uma página no SENAI e ela mostra, nos municípios, outras unidades. No SENAC, a procura é melhor selecionando o curso: colocando-o, os SENACs que o tem são visualizados. No entanto, a localização semelhante a do SENAI pode ser feita. 
 
Opção EAD 
 
O SENAI e o SENAC, sendo modernos, têm cursos EAD. O SENAC tem, a distância, cursos classificados como extensão universitária e cursos livres. O SENAI também divide os cursos EAD. Essas aulas que o SENAI oferta à distância têm 14 horas; as do SENAC, variam. Vale questionar a respeito de certificados. 

Fonte: Da redação (pressreleases.com.br), com Itallo Antonny/vagasabertas.org

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia