Relatório da AVG lista aplicativos que mais consomem recursos

  • Postado dia 22 de Outubro de 2015

Snapchat toma lugar do Facebook e Spotify no topo do ranking no último Relatório AVG Android App Performance
Apesar de suas fotos e vídeos serem instantâneos, os efeitos do Snapchat nos smartphones são bem permanentes, já que o app de compartilhamento de imagens foi considerado o maior comprometedor de desempenho no último Relatório AVG Android App Performance. Compilado pela AVG Technologies, empresa de segurança on-line com mais de 200 milhões de usuários ativos, o relatório mostra que o Snapchat destronou os detentores anteriores, Facebook e Spotify, graças ao uso simultâneo de diversos recursos do aparelho como câmera, Wi-Fi, dados e GPS.
 
Também subindo no ranking está a plataforma Tumblr, que emergiu como a maior consumidora de tráfego do período. Apesar de possuir relativamente pouco conteúdo - novidades, vídeos curtos, blogs e algumas imagens - o Tumblr usa mais dados que o Netflix e Spotify juntos.
 
Outras informações levantadas no Relatório:
 
Há uma busca cara por atualizações: No topo da lista dos aplicativos "escondidos" que acabam com a bateria, está o aparentemente inocente "com.sec.android.fwupgrade," responsável pelas atualizações periódicas via Wi-Fi da Samsung em aparelhos Android. Tal como acontece com da mesma pesada atualização do Samsung Security Policy Update (KNOX) e Google Play apps, esse serviço tem um grande impacto na vida útil da bateria do seu celular; 
 
Seu navegador é um coletor de dados: O Google Chrome aparece como o segundo maior consumidor de espaço de armazenamento durante a análise do período graças à coleta de dados dos usuários, juntando-se a apps mais óbvios, como Spotify e Amazon Kindle; 
 
Facebook "des-gerência": Presença constante em nosso ranking, o Facebook tem um novo competidor nesse relatório, seu aplicativo de monitoramento, Facebook Pages Manager. O aplicativo armazena um grande volume de conteúdo, como página de estatísticas de tráfego, seguidores e comentários e acaba comprometendo espaço de armazenamento; 
 
Comprometendo seu bolso e seu smartphone: com dois de seus apps em nosso top 10, vale apagar o Amazon se você deseja salvar dados e vida da bateria. 
 
Para os muitos usuários, que decidem conscientemente baixar e rodar aplicativos de alto impacto em seus smartphones, o Relatório da AVG encontrou uma série de apps que silenciosamente drenam recursos em background, sem que os usuários tenham ciência da ação. 
 
Esses apps são diferenciados no relatório como 'start-up', versus aqueles que rodam com o aval do usuário (Run by user). Os apps listados abaixo são os que mais consomem bateria, espaço e dados combinados.
 
 
"O objetivo desses relatórios não é alarmar os usuários, mas habituá-los a fazer escolhas conscientes sobre os apps que usam diariamente", afirma Tony Anscombe, Embaixador Sênior de Segurança da AVG Technologies. "Aplicativos visam melhorar, e não comprometer, a experiência de uso do smartphone, mas com tantas opções, corremos o risco de sobrecarregar nossos dispositivos. Se você vive lutando contra a falta de espaço para salvar seus vídeos e imagens favoritos e pouco tempo de duração da bateria, tudo o que queremos é ajudá-lo a assumir o controle de seu dispositivo", completa. 
 
O Relatório de Desempenho trimestral é baseado na análise de dados anônimos de mais de 1 milhão usuários Android de aplicativos AVG, e visa revelar os aplicativos que mais afetam o desempenho de aparelhos em todo o mundo - analisando seu impacto global em três categorias principais: esgotamento de bateria, consumo de espaço de armazenamento e uso de tráfego de dados. 
 
O relatório completo pode ser encontrado em: http://now.avg.com/android-app-performance-report-q2-2015
 
 
Sobre a AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em segurança online, fornecendo soluções de software e serviços para dispositivos, dados e pessoas. Com mais de 200 milhões de usuários ativos em todo o mundo, o portfólio de produtos da AVG para o consumidor final inclui segurança na Internet, otimização de desempenho, e proteção de identidade e privacidade para dispositivos mobile e desktops. Já seu portfólio para negócios - voltado para provedores de serviços gerenciados, VARs e revendedores - oferece soluções para gestão de TI, controle e geração de relatórios, segurança integrada e gestão de dispositivos móveis que simplificam e protegem empresas em diversos países. 
 
A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco e Ingram Micro. http://www.avg.com/br-pt/homepage.
 
Todas as novidades nos canais da AVG
Facebook: https://www.facebook.com/avgbrasilantivirus.
Twitter: https://twitter.com/avgfree.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/avg/.
Blogs: http://blog.avgbrasil.com.br/.
Youtube: https://www.youtube.com/user/officialAVG
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati

Fonte: Trama Comunicação.

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia