Começa no Rio a 17ª edição do Salão do Livro Infantil e Juvenil

  • Postado dia 10 de Junho de 2015

Começou hoje (10), no Rio de Janeiro, a 17ª edição do Salão do Livro Infantil e Juvenil, que este ano homenageia os 150 anos do livro Alice no País das Maravílhas, do britânico Lewis Carroll. Na feira, serão vendidas obras de 152 autores, entre escritores e ilustradores, e haverá 71 lançamentos.
 
Nos estandes montados no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, centro da cidade, há áreas reservadas para atividades de desenho e leitura, com biblioteca para jovens, crianças e bebês.
 
A secretária-geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e organizadora do salão, Elizabeth Serra, ressalta a importância de se criar o hábito da leitura desde cedo. Segundo Elizabeth, é  importante oferecer livros para as crianças desde cedo. "O ato de ler é algo cultural e é permanente. Quem se torna leitor, vai ser leitor para a vida toda. Queremos colocar as crianças desde cedo nessa convivência."
 
Uma novidade apresentada este ano no salão é uma edição de Alice no País das Maravilhas com uma introdução especial do próprio autor, alertando para o cuidado da leitura para crianças pequenas. "Podemos encontrar aqui uma edição do livro, adaptada pelo próprio Lewis Caroll, para ser lida para os pequenos. Na introdução, ele faz um texto muito precioso, que é quase uma aula, para trabalhar a leitura de livros com crianças pequenas, pois geralmente eles são amassados e mordidos. É interessante de ver que, no século 19, já havia essa preocupação com os livros", afirma Elizabeth.
 
Mais de 30 autores vão distribuir autógrafos, promover lançamentos e ministrar palestras. Os visitantes poderão participar de atividades como assistir ao trabalho de ilustradores que farão desenhos especiais em comemoração aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro e participar de rodas de leituras e debates.
 
Além disso, terão a oportunidade de conhecer a produção literária de países como Argentina, Colômbia, Cuba, Peru, Uruguai e Venezuela. 
 
O Salão de Livros prossegue até o dia 21, aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e aos sábados e domingos, das 10 às 18h. A entrada custa R$ 5. Maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e professores da rede municipal do Rio não pagam. Para mais informações sobre a programação, basta acessar o site do evento.

Fonte: Da redação (publicobrasil.com.br), com Agência Brasil

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia