Pianista norte-americano vem ao Brasil mostrar a versatilidade da música clássica contemporânea

  • Postado dia 26 de Maio de 2015

De 21 a 03 de junho, o pianista Blair McMillen, com graduação na Oberlin College, Juillard School e Manhattan School of Music, se apresentará como solista em Brasília, João Pessoa, Patos, Campina Grande e Recife.
 
Além de fazer parte do corpo docente da Bard College and Conservatory desde 2005, McMillen já se apresentou em palcos consagrados tanto pela tradição quanto pela vanguarda: Carnegie Hall, Conservatório de Moscou, e Lincoln Center. Ele também é co-fundador e co-diretor do Rite of Summer Music Festival, uma série de concertos de música clássica alternativa ao ar livre realizado na Governors Island, em Nova York.
 
Em Brasília, McMillen realizará um concerto na Casa Thomas Jefferson – Asa Sul, no dia 22 de maio, às 20h. Em Recife, ele fará uma jam session com a Orquestra Paço do Frevo, no Paço do Frevo, no dia 28 de maio, às 18h30. Nos dias 30 de maio e 1º de junho, Blair McMillen se apresentará com o Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima) em Patos e Campina Grande, respectivamente. E, no dia 3 de junho, o pianista fará um concerto no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, Sala de Concertos Radegundis Feitosa, às 20h. Os concertos serão gratuitos e abertos ao público em geral.
 
O repertório dos recitais incluirá a Serenade de Don Juan, de Karol Szymanowski, e peças de Beethoven, Chopin, Bartók e Debussy.
 
Além de interagir com músicos profissionais brasileiros, McMillen também ministrará aulas magnas de piano para alunos das Universidades de Brasília, Campina Grande e da Paraíba. Os programas são patrocinados pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com a Casa Thomas Jefferson do Distrito Federal e Paço do Frevo em Recife.
 
Serviço
 
Eventos abertos ao público:
 
Brasília:
Recital de piano com Blair McMillen
Local: Casa Thomas Jefferson – Asa Sul 706/906
Data: 22 de maio, 2015
Horário: 20h
Ingressos: Gratuito
 
Recife:
Jam Session com a Orquestra Paço do Frevo
Local: Paço do Frevo – Praça do Arsenal da Marinha, Recife Antigo
Data: 28 de maio
Horário: 18h30
Ingressos: Gratuito
 
Patos:
Concerto com Alex Klein, no oboé, e o Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima)*
Local: Paróquia de Santo Antônio
Data: 30 de maio
Horário: 19h30
Ingressos: Gratuito
 
Campina Grande
Concerto com Alex Klein, no oboé, e o Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima)*
Local: Teatro Municipal Severino Cabral
Data: 1º de junho
Horário: 17h
Ingressos: Gratuito
 
* O Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima) utiliza a música como ferramenta para a inclusão social para crianças e adolescentes do estado da Paraíba, especialmente aqueles que vem de regiões carentes. O PRIMA é composto por orquestras jovens, corais e bandas.
 
João Pessoa
Recital de piano com Blair McMillen
Local: Departamento de Música UFPB  - Sala de Concertos Radegundis Feitosa
Data: 3 de junho, 2015
Horário: 20h
Ingressos: Gratuito
 
A turnê brasileira do pianista Blair McMillen também inclui apresentações e “master classes” de piano em Brasília, João Pessoa e Campina Grande.

Fonte: Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia