Professores de turismo recebem capacitação

  • Parceria entre ABAV-SP, Abracorp e Centro Paula Souza oferece semana de treinamento conceitual e na prática a docentes da instituição.
  • Postado dia 15 de Maio de 2015

Parceria entre ABAV-SP, Abracorp e Centro Paula Souza oferece semana de treinamento conceitual e na prática a docentes da instituição
 
Onze professores do Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Centro Paula Souza participam nesta semana do projeto-piloto de um programa de capacitação desenvolvido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (ABAV-SP) e Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), com foco no compartilhamento de informações do mercado, visando possibilitar ampliação da visão dos docentes e, com isso, formar profissionais alinhados às necessidades do mercado de agenciamento de viagens.
Antes das primeiras palestras, os presidentes da ABAV-SP, Francisco Leme e da Abracorp, Edmar Bull, juntamente do vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV-SP, William José Périco, diretores das duas entidades e representantes das agências de viagens parceiras: L'Equipe, Accessible e Tristar. “Essa parceria é muito importante. Sabemos da importância da educação para a melhoria da qualidade dos novos profissionais que estão chegando ao mercado de trabalho e poder compartilhar nossos conhecimentos com os professores certamente contribui muito para que o setor de turismo receba profissionais cada vez mais qualificados”, ressaltou Leme.
 
Para o presidente da Abracorp, Edmar Bull, o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e o estudo é essencial para os profissionais que desejam se destacar. “As agências de viagens corporativas necessitam muito da tecnologia, mas sem capacitação e treinamento não chegam a lugar algum. Por isso a Abracorp não mediu esforços para contribuir com o sucesso deste programa de capacitação”, revelou.
 
As professoras Esmeralda Serpa e Bruna Fiore, responsáveis pelo programa junto ao Centro Paula Souza também ressaltaram a importância do projeto e da aproximação entre academia e mercado de trabalho. “É uma oportunidade sem precedentes. Esperamos com esta parceria formar alunos mais capacitados e prontos para atuar profissionalmente”, disse Esmeralda. “O Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Centro Paula Souza possui 16 cursos e mais de 400 professores espalhados pelos campi do Estado de São Paulo. Cada turma que capacitarmos temos certeza que irão formar multiplicadores de conhecimento, com qualidade e capaz de mostrar aos alunos a realidade do mercado”, acrescentou Bruna.
 
Para complementar o primeiro dia do programa, os professores assistiram palestras da consultora em turismo Lúcia Ferraz, que falou sobre os caminhos para se obter um atendimento de excelência; das consultoras em acessibilidade Maria da Conceição Monteiro e Fátima Estephen, da Accessible Tour, que apresentaram uma visão técnica e prática sobre o atendimento acessível; do diretor-executivo da Abracorp, Gervásio Tanabe, que discorreu sobre o papel da agências de viagens e a evolução do setor de turismo como um todo; e o diretor da L'Equipe Viagens, Edmílson Romão, que apresentou o fluxo de processos dentro de uma agência de viagens corporativa.
 
Nos dias 12, 13 e 14 de maio, os alunos do programa de capacitação participam de treinamento prático nas agências de viagens parceiras. Na sexta-feira (15/5), os integrantes do curso finalizam o programa com visitam técnicas ao aeroporto de Congonhas, com apoio da Gol Linhas Aéreas e ao Hotel Blue Tree Congonhas.
 
Capacitação in loco
 
De 12 a 14 de maio, os onze professores do Centro Paula Souza selecionados para o Programa de Capacitação realizam treinamento prático nas agências L'Equipe Viagens, Accessible Tour e Tristar Turismo. “É muito importante para nós, professores, conhecer o dia a dia de uma agência de viagens. Nem todos os docentes já tiveram a oportunidade de trabalhar ou visitar empresas do setor e com esta capacitação teremos a possibilidade de passar uma experiência mais real aos nossos alunos”, salientou o professor Lutfi El Jamel Neto.
 
Para o diretor da Tristar Turismo, Osni Pires, este programa pode ajudar a resolver um dos problemas do mercado atual que é encontrar novos profissionais capacitados para atender as necessidades das agências de viagens. “As pessoas chegam com uma visão muito básica de como funciona uma agência e acredito que iniciativas como esta da ABAV-SP e da Abracorp agregam muito para que possamos receber profissionais mais qualificados”, ressaltou Pires.
 
“É um desafio muito grande acompanhar a atualização do mercado. Esperamos com esta parceria poder colocar no mercado de trabalho profissionais capazes de atender às necessidades das empresas e ajudar a desenvolver o turismo de nosso pais”, completou a professora Ana Paula Vicari.

Fonte: Da redação (publicobrasil.com.br), com AMIgo! Comunicação Integrada.

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia