Dia Internacional Contra a Corrupção tem prêmios do UNODC e da CGU

  • Postado dia 09 de Dezembro de 2014

Boas práticas administrativas e contribuição de atores sociais recebem premiação.
A solenidade de comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção, realizada em Brasília nesta segunda (8), incluiu a entrega de prêmios aos vencedores do 2º Concurso de Boas Práticas e do 6º Concurso de Desenhos e redações, realizados pela Controladoria-Geral da União (CGU); a assinatura de um  termo de parceria com o Sebrae – para divulgar a Lei da Empresa Limpa nas micro e pequenas empresas – e a entrega do prêmio “Destaque na Luta Contra a Corrupção”, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).  O painel “Cooperações Internacionais para o Combate à Corrupção”, encerrou o evento.
 
O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, e o motorista de táxi, Adilson da Cruz – que durante a Copa do Mundo 2014 devolveu uma mochila com 40 ingressos a turistas mexicanos – foram os agraciados com o prêmio do UNODC, entregue anualmente para destacar exemplos de personalidades e cidadãos envolvidos na luta contra a corrupção.
 
As vencedoras do 6º Concurso de Desenhos e Redações da CGU que residem em Brasília também receberam seus prêmios na solenidade. Isabella Vidal de Araújo Peixoto, da Escola Classe 15, de Ceilândia, foi a primeira colocada na categoria Desenho, 2º ano, e Rafaela Moreira Borges, do Colégio Santa Terezinha, venceu na categoria Redação, 2º ano.
 
Boas Práticas
 
Já aos concorrentes do 2º Concurso de Boas Práticas da CGU foram entregues prêmios aos órgãos e instituições melhor colocados em quatro categorias. Na categoria “Diminuição no tempo de apuração disciplinar”, os prêmios foram entregues ao Ministério dos Transportes e ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Na categoria “Promoção da transparência ativa e/ou passiva”, foram premiados o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
 
Também foram entregues prêmios para a categoria “Aprimoramento das atividades de ouvidoria”, para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Ministério da Saúde. A quarta categoria premiada foi “Fortalecimento dos controles internos administrativos”, que teve como vencedores o Ministério da Educação e a Liquigás Distribuidora.
 
Os prêmios têm como objetivo divulgar e incentivar a transparência na administração pública e o combate à corrupção, celebrado internacionalmente no dia 9 de dezembro como Dia Internacional contra a Corrupção, data em que o Brasil e outros 100 países assinara a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na cidade mexicana de Mérida.

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com CGU

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia