Paisagens do subúrbio vencem concurso de fotografia de escolas municipais no Rio de Janeiro

  • Postado dia 04 de Dezembro de 2014

Um concurso de fotografia realizado em escolas municipais do Rio de Janeiro premiou hoje (4) cerca de 150 estudantes com um passeio para conhecer o Estádio do Maracanã e as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, que serão disputados na capital fluminense. O desafio do processo seletivo proposto aos alunos consistiu em apresentar locais onde gostariam de levar as mascotes, por meio de fotos de  pontos interessantes da cidade que tivessem relação com o local de moradia deles.
 
As três escolas mais votadas na internet foram, em ordem de colocação, a Zélia Braune, Ceará e Conjunto Praia da Bandeira, localizadas respectivamente em Jardim América, Inhaúma e Ilha do Governador, subúbios da zona norte do Rio. Vencedoras do concurso, ganharam a visita guiada para o Maracanã, que será palco das cerimônias de abertura e encerramento dos jogos.
 
Estudantes da escola Zélia Braune, campeã do processo seletivo das fotos, contaram alguns detalhes sobre sua participação no concurso. Maria Paula Gusmão, de 14 anos, explicou que seus colegas selecionaram três lugares de Jardim América, bairro onde vivem e estudam. “Lá não tem tantos pontos turísticos, mas escolhemos fotografar alguns lugares como a Praça Sete, o Trevo das Margaridas e a Igreja Santa Rosa de Lima, locais que são muito frequentados e os mais bonitos do bairro.”
 
Estevão Felipe Batista contou que foi sua primeira visita ao Maracanã. “Foi uma oportunidade única poder ir ao gramado e conhecer a história do estádio”, ressaltou.
 
Diretor da Escola Municipal Ceará, Marco Antônio de Melo afirmou que os jovens gostaram de retratar o local onde vivem. “O concurso não foi só fotografar as paisagens maravilhosas que o Rio tem, mas também o ambiente da região em que eles moram, que, no caso dos nossos alunos, é o Complexo do Alemão. Em nenhum momento os estudantes ficaram com pudor de mostrar sua realidade”, disse.
 
Durante o passeio pelo estádio, além de interagir com as mascotes, as crianças e jovens também puderam votar em seus nomes preferidos, um para a mascote olímpica e o outro para a paralímpica – respectivamente Oba e Eba, Tiba Tuque e Esquindim e Vinícius e Tom. A votação vai até o dia 14 deste mês e é aberta a quem quiser participar. O site é http://www.rio2016.com/mascotes.

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com Agência Brasil

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia