Filme sobre dom Pedro Casaldáliga emociona moradores de São Félix do Araguaia

  • Postado dia 02 de Dezembro de 2014

O Centro Comunitário de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, foi pequeno para receber as pessoas que foram ao local a fim de assistir à pré-estreia do filme Descalço sobre a Terra Vermelha, que conta a história do bispo emérito da cidade, dom Pedro Casaldáliga, emocionou a todos. O religioso nasceu em Balsareny, na província catalã de Barcelona, em 1928, e veio para o Brasil aos 40 anos, como missionário, para trabalhar em São Félix do Araguaia. Na região, preocupou-se com a saúde, a educação e a assistência à população.
 
O filme, baseada no livro de Francesc Escribano que leva o mesmo nome, é uma coprodução da TV Brasil com a televisão espanhola TVE e a catalã TVC. Dirigido pelo cineasta catalão Oriol Ferrer, a produção ganhou os prêmios de melhor ator (Eduard Fernández que interpreta dom Pedro) e melhor trilha sonora original na 27ª edição do Festival Internacional de Programas Audiovisuais (Fipa), na França. O filme também foi premiado no New York International TV & Film Awards.
 
O diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Eduardo Castro, disse, durante a cerimônia de pré-estreia, que o filme mostra parte do trabalho de dom Pedro Casaldáliga em favor dos necessitados e oprimidos. Ao final de seu discurso, agradeceu ao religioso. “Dom Pedro, obrigado pelo que o senhor fez pela região e pelo nosso país”. A diretora de Jornalismo da EBC, Nereide Beirão, e a diretora de Produção interina, Myriam Porto, também estavam presentes.
 
 O secretário nacional de Articulação Social da Presidência da República, Paulo Maldos, falou do seu orgulho com o resultado do trabalho, destacando que o filme documenta “uma história exemplar”.
 
Dom Pedro Casaldáliga participou de toda a cerimônia de pré-estreia e assistiu ao filme sobre sua história. No dia anterior, em uma conversa com a equipe da EBC, disse que a produção retrata bem a realidade que encontrou ao chegar a São Félix do Araguaia, um lugar, segundo ele, de violência e ameaças.
 
Muitos moradores da cidade, que trabalharam nas filmagens como figurantes, também participaram da cerimônia e reviveram a emoção que tomou conta das gravações.  O filme Descalço sobre a Terra Vermelha será exibido pela TV Brasil nos dias 13, 20 e 27 de dezembro, às 22h30, no horário de Brasília.

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com Agência Brasil

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia