Seminário sobre mediação e arbitragem será transmitido pela internet

  • Postado dia 20 de Novembro de 2014

O seminário “Como a mediação e a arbitragem podem ajudar no acesso e na agilização da Justiça?” será transmitido ao vivo pela internet, no site do Conselho da Justiça Federal. O evento começa nesta quinta-feira (20), às 18h30, na sede do CJF, em Brasília, e prossegue até amanhã (21).  A abertura do evento contará com a presença do presidente do CJF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Falcão; do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski; do presidente do Senado, Renan Calheiros; do corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Humberto Martins; do coordenador científico do evento, ministro Luis Felipe Salomão, e de outros especialistas da área acadêmica e jurídica.
 
Promovido pelo Centro de Estudos Judiciários do CJF em parceria com o STJ, o seminário vai debater os avanços na agilidade da prestação jurisdicional alcançados com a utilização da arbitragem e da mediação, bem como as perspectivas diante da futura aprovação de um marco legal da mediação e de alterações na atual Lei de Arbitragem.
 
Segundo o ministro Luis Felipe Salomão, é preciso estimular o uso da arbitragem e da mediação como soluções alternativas ao Judiciário e, assim, democratizar o acesso à justiça. “Acesso à justiça, e não apenas ao Poder Judiciário, implica a garantia de acesso ao justo processo, sem entraves e delongas – enfim, garantia de ingresso em uma máquina apta a proporcionar a resolução do conflito trazido com rapidez e segurança”, ressalta.
 
O seminário reunirá magistrados, acadêmicos e advogados em painéis e conferências que discutirão os temas controvertidos que envolvem mediação e arbitragem, além dos aspectos gerais do marco legal da mediação.

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com STJ

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia