Sarau Temos Palco, da Funarte, mostra jovens talentos de comunidades cariocas

  • Postado dia 11 de Novembro de 2014

Criado em março deste ano pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), o sarau Temos Palco chega à sua sexta edição com a apresentação hoje (11), às 19h, na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio de Janeiro, de mais um grupo de jovens talentos de diversas modalidades artísticas. O clima descontraído é a marca do evento, que ocorre em várias capitais do país, sempre buscando criar uma identidade cultural entre os participantes.
 
A programação desta edição será aberta com uma apresentação do grupo teatral carioca Os Arteiros,  da Cidade de Deus, comunidade da zona oeste da cidade. As atrações seguintes  são a dança do passinho, uma vertente do funk, e um número circense. Na sequência, o grupo de valsa Sonho de Uma Noite, da Rocinha, apresenta um espetáculo de dança e, encerrando a programação, a banda Overdrive Saravá, de Niterói, faz um show.
 
Formado por 65 crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos de idade, todos moradores da comunidade, Os Arteiros é um grupo que promove atividades e ensino de artes cênicas e música. Considerado uma referência cultural na Cidade de Deus e mesmo fora da comunidade, o grupo foi convidado para o Festival de Teatro de Curitiba  (PR) em 2012, onde apresentou seu primeiro espetáculo, A Menina Cantora no Reino de Sofia.
 
“Nossa missão é educar por meio do teatro e democratizar o acesso à cultura, promovendo a troca de experiências e estimulando as crianças a construir e reconstruir suas histórias”, explica o diretor teatral, cineasta e ator Fernando Barcellos, um dos criadores de Os Arteiros, em 2010. Segundo ele, para ingressar no grupo, a criança ou o adolescente precisa cumprir apenas duas exigências: estar matriculado na escola e ter boas notas.
 
Já o Sonhos de uma noite, que está completando 20 anos de existência, faz bailes de debutantes, apresentações de valsa e festas, dentro e fora da Rocinha. O coletivo participou de festivais no Rio e do Concurso de Valsa em Salvador (BA), no qual ficou em 3º lugar no ranking nacional.
 
Surgido durante o Curto Circuito da Juventude, evento promovido pelo Ministério da Cultura e pela Funarte em Brasília, o Temos Palco tem até o final do ano um calendário de apresentações em sete capitais brasileiras. As três primeiras foram no Rio, nos dias 2, 21 e 30 de setembro. A quarta foi no último dia 3, em São Paulo, e a quinta ontem (10), em Brasília.
 
Ainda este mês, haverá saraus em Recife (dias 18 e 25), Manaus (dia 19), Belo Horizonte (dia 24), Porto Alegre (dia 26) e novamente em São Paulo (17), Brasília (24) e no Rio (25). Em dezembro, o Temos Palco ocorrerá na capital paulista (dias 1º e 8), Belo Horizonte (1º) e outra vez no Rio (dia 2).
 
Em cada uma das praças, os participantes dos saraus são preferencialmente grupos locais, pois, segundo a Funarte, o objetivo do projeto é incentivar vocações artísticas e valorizar os novos talentos de todo o país. Os espetáculos têm entrada gratuita.
 
A Sala Funarte Sidney Miller fica no Palácio Gustavo Capanena, na Rua da Imprensa, 16, no centro do Rio. Maiores informações sobre a programação do Temos Palco estão disponíveis na página em www.facebook.com/coletivotemospalco .

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com Agência Brasil

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia