Seminário Des'medida - Direitos Humanos e Saúde Mental: Por um acompanhar na rede

  • Postado dia 17 de Outubro de 2014

Terá início no dia 4/11 o Seminário Des'medida - por um acompanhar na rede (confira programação abaixo). Discutirá política antimanicomial.
 
O Programa DES´MEDIDA - Direitos Humanos e Saúde Mental: Por um acompanhar na rede, é uma iniciativa da UFRGS, do Tribunal de Justiça, e da secretaria de saúde do estado e do município de Porto Alegre. Orientado por princípios dos Direitos Humanos e sustentado na Lei da Reforma Psiquiátrica brasileira, propõe-se a trabalhar a desinstitucionalização da medida de segurança, tomando a inconstitucionalidade de sua execução e as alternativas de cuidado em liberdade que a rede de atenção psicossocial oferece aos pacientes judiciários.  
 
Este curso de extensão aberto aos trabalhadores da rede de saúde, assistência e sistema judiciário visa contribuir com o avanço da política antimanicomial  no Rio Grande do Sul colocando em análise o dispositivo da medida de segurança e o conceito de inimputabilidade, e apresentando possibilidades de cuidado psicossocial na perspectiva da política de Saúde Mental vigente no país.
 
 
Sobre o programa
 
A iniciativa é uma parceria da UFRGS, do Tribunal de Justiça e da Secretaria de Saúde do Estado e do Município de Porto Alegre. Orientado por princípios dos Direitos Humanos e sustentado na Lei da Reforma Psiquiátrica brasileira, tem como proposta trabalhar a desinstitucionalização da Medida de Segurança, tomando atuais problemas legais de sua execução e as alternativas de cuidado em liberdade que a rede de atenção psicossocial oferece aos pacientes judiciários.
 
Programação
 
4/11: Reforma Psiquiátrica e Medida de Segurança: Entre o cuidado e a tutela
Luciano Losekann (TJ-RS), Miriam Dias (UFRGS - Serviço Social), Roberta Baggio (UFRGS - direito) e Simone Paulon (UFRGS - Psicologia)
 
11/11: A Execução das Medidas de Segurança e a Desinstitucionalização do Manicômio Judiciário
Adriana Feijó (SUSEPE/IPF-RS), Loiva Leite (SMS-POA), Karen Tângari Cuellar (Programa PAI-PJ - TJ-MG) e Adriana Mello (TJ-RS)
 
18/11: A Rede SUS/SUAS em Porto Alegre e as Tecnologias dos Cuidados em Rede
Claudia Tallemberg (SES-RS), Rosimeire Silva (Programa PAI-PJ - TJ-MG), Sara Jane E. dos Santos (SMS-POA) e Marta Borba (FASC-POA)
 
25/11: Novos Rumos e o DESmedida: Por um acompanhar na Rede
Mesa: Ana Luiza Castro (TJ-RS), Fabrício Ribeiro (PAI-PJ - TJ-MG), Luciano Losekann (TJ-RS) e Simone Paulon (UFRGS)
 
As mesas ocorrerão durante quatro dias, das 14 às 17 horas, no Auditório da AJURIS (Rua Celeste Gobbato, 81, bairro Praia de Belas, em Porto Alegre). As inscrições podem ser feitas através de formulário eletrônico, acessível no link a seguir: https://docs.google.com/forms/d/1DoeHKG02tH2bW8N8PPJp6R442lj179zUdMPXU-9kOLM/viewform?c=0&w=1

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com TJRS

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia