Influência da tecnologia sobre a canção é tema de palestras no Rio

  • Postado dia 13 de Outubro de 2014

A Caixa Cultural Rio de Janeiro abre nesta terça-feira (14) a segunda edição do ciclo de palestras gratuito Para Ouvir uma Canção: Voz e Tecnologia. O evento vai reunir, no fim da tarde, diariamente, até o dia 17, compositores, pensadores, cantores, críticos e produtores musicais para debater a sobrevivência da canção popular em um mundo dominado pela tecnologia.
 
A primeira versão do ciclo Para Ouvir uma Canção ocorreu em 2011, também na Caixa Cultural Rio de Janeiro, mas tinha um sentido mais abrangente, disse um dos curadores do projeto, André Masseno. Na nova edição, será abordada a temática da canção, mas com novo recorte, da tecnologia.
 
“A ideia, disse Masseno, é trabalhar sobre a questão da voz e  tecnologia  e como seria  ela hoje na canção popular, como a tecnologia muda a recepção da música”.Ele lembrou que atualmente, por meio de download gratuito, as pessoas podem baixar músicas pela internet. Os debates abordarão esse aspecto da canção, incluindo as mudanças introduzidas pela ferramenta tecnológica na difusão e na divulgação da música. “Como a internet mudou os modos de fazer a canção, a música. Não só a produção musical, mas a nossa vida, o cotidiano”.
 
Os direitos autorais no Brasil, no campo da música, também serão objeto de análise pelos especialistas.
 
A programação, que ocorre sempre às 18h30, prevê a palestra Para Fazer uma Canção Hoje, no dia 14, seguindo-se Canção e Novas Tecnologias (dia 15), Criticar Canção em Tempos Velozes (16) e As Novas Vozes da Canção (17).
 
Participam dos debates os professores Miguel Jost e Frederico Coelho, do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,  o pesquisador de música Bernardo Oliveira, o jornalista especializado em música Antonio Carlos Miguel, os músicos Paulo da Costa e Silva e Leoni e os cantores Negro Leo, Mariano Marovatto e Juçara Marçal.

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com Agência Brasil

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia