TCU inaugura a exposição “Vinte | Pintura e Pictorialidade em Brasília 2000-2014”

  • Postado dia 23 de Setembro de 2014

O Tribunal de Contas da União (TCU) inaugurou, a exposição “Vinte | Pintura e Pictorialidade em Brasília 2000-2014”, no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (ECMV). O evento reúne produções de diferentes técnicas e suportes produzidas por jovens artistas do Distrito Federal. Além da exposição, que ficará aberta ao público até 1º de novembro, o projeto contempla catálogo e registro documental audiovisual.
 
Em exposição estão pinturas – realizadas com diferentes técnicas e nos mais diferentes suportes — de David Almeida, Raquel Nava, André Mota Barroso, Pedro Ivo Verçosa, Moisés Crivelaro, Alice Lara, Carolina Vecchio, Renato Rios, Luiza Mader, Rodrigo Cruz, Fabio Baroli, Clarice Gonçalves, Gabriela Starling, Samantha Canovas, Loise Rodrigues, Taigo Meireles, Denise Costa, Camila Soato, Susana Camilion e Marília Saenger.
 
Na abertura, o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, apresentou os artistas que têm suas obras expostas. O presidente ressaltou a importância de o tribunal valorizar a cultura. “Nós temos que incentivar a criatividade e prestigiar a cultura e os artistas brasilienses com iniciativas como esta”, afirmou.
 
Com curadoria de Matias Monteiro, a exposição apresenta tanto obras quanto relatos audiovisuais dos artistas. De acordo com o curador, “a exposição será um grande espaço de encontro com apreciação, mas também debates sobre as artes.” Ele ainda agradeceu a disponibilidade de todos os envolvidos: “Se não fosse a generosidade dos artistas, dos educadores e da equipe do TCU, este projeto não teria existido.”
 
David Almeida, um dos artistas da exposição, foi estagiário do TCU no ano de 2012 – durante o período da reforma do Espaço Cultural – e disse que tinha uma grande expectativa em relação ao funcionamento da galeria. “Para mim, é muito importante participar deste espaço agora como artista, ainda mais pela relevância que ele tem para o fomento da cultura local e da arte contemporânea de modo geral”, destacou David.
 
Os visitantes poderão conhecer melhor o projeto com o auxílio do Programa Educativo do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, que realizará visitas orientadas e oficinas – destinadas tanto ao público escolar, quanto ao público geral. Durante o período da exposição, os educadores desenvolverão oficinas de pintura aos sábados.
 
Serviço
“Vinte | Pintura e Pictorialidade em Brasília 2000-2014”
Período: De 16 de setembro a 1º de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 14h às 18h
Local: Espaço Cultural Marcantonio Vilaça – Palácio Ruy Barbosa - Tribunal de Contas da União (SAFS Quadra 4 lote 1 - Edifício-Sede, térreo)
Classificação indicativa livre. 
Tel: (61) 3316-5221 e (61) 3316-5074.
E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com TCU

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia