Filosofia e Filosofia do Direito - Magistrados paulistas trocam experiências

  • Postado dia 17 de Agosto de 2014

Um grupo de juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo reuniu-se na Escola Paulista da Magistratura (EPM) com a finalidade de definir uma pauta de discussão com temas específicos para realização de encontros periódicos de magistrados iniciados ou não em Filosofia e Filosofia do Direito.
         
 
O 1º Encontro para Magistrados Interessados em Filosofia – Trocas de Experiências Filosóficas – foi coordenado pelo desembargador Eutálio José Porto de Oliveira e pela juíza Camila de Jesus Mello Gonçalves, responsáveis pela área de Filosofia e Direitos Humanos da Escola.
         
 
Eutálio Porto explicitou a motivação do encontro para o debate filosófico: “O imediatismo da vida contemporânea faz com que as pessoas, às vezes, coloquem a filosofia como algo apartado de sua esfera pessoal. Entretanto, somos frutos de um pensamento filosófico, de um caminhar histórico-filosófico pela terra. Fenômeno mundial, as pessoas estão regressando à filosofia, pois só ela faz com que entendam a complexidade da sociedade em que vivem.”
         
 
Com relação ao encontro de magistrados, ponderou que “o direito positivo transformou-se em ciência. Mas o direito não é só ciência e aplicação de técnica. A lei é apenas a ponta do iceberg. Abaixo dela, há uma série de valores humanos que precisam ser colocados em sua interpretação. É o conhecimento filosófico na pós-modernidade que vai nos ensinar a melhorar o grau de interpretação do direito, humanizar a sociedade e fazer com que a lei construa um mundo cada vez melhor”.
         
 
Camila de Jesus, por sua vez, corroborou o caráter multidisciplinar da atuação do magistrado na complexidade do mundo contemporâneo. “O magistrado hoje em dia é muito desafiado a aprofundar-se em outros temas, já que o direito é voltado à regulação da sociedade, a qual mistura muito os assuntos em sua complexidade atual”.

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com TJSP

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia