Hoje é o último dia para enviar os textos para Olimpíada de Língua Portuguesa

  • Postado dia 17 de Agosto de 2014

Termina hoje (17) o prazo para as escolas participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa enviarem à comissão julgadora, pelo site do concurso, os textos escolhidos para a etapa municipal. Os textos podem ser enviados até a meia-noite. A primeira fase da competição ocorreu dentro das escolas, com oficinas de leitura e produção de texto ministradas pelos professores de língua portuguesa.
 
 
O tema dessa edição da Olimpíada é O lugar onde vivo e abrange diversos gêneros literários. As produções são de alunos do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Os estudantes do 5º e 6º anos escreveram poemas; os do 7º e 8º anos, memórias literárias; e os do 9º ano, crônicas. No ensino médio, foram uma crônica para o 1º ano e um artigo de opinião para o 2º e o 3º anos.
 
 
A Olimpíada é composta por diversas fases ao longo do ano. Os textos classificados na seleção municipal disputam as etapas estadual e regional. A etapa final será em Brasília, em dezembro, com a divulgação dos 20 vencedores nacionais. Os 20 estudantes e seus professores receberão medalhas, notebooks e impressoras. As escolas dos ganhadores terão direito a dez microcomputadores, impressora, projetor multimídia, telão para projeção e livros.
 
 
A Olimpíada de Língua Portuguesa está na quarta edição e ocorre a cada dois anos. Neste ano, o evento envolve 170 mil professores de língua portuguesa de 46.902 escolas das 27 unidades da Federação. Dos 5.565 municípios brasileiros, 5.014 aderiram, o que representa 90,1% do total. A competição é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Itaú Social, e tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas.

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com Agência Brasil

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia