Troca da Bandeira Nacional tem também exposição sobre evolução do Exército

  • Postado dia 03 de Agosto de 2014

Turistas e brasilienses puderam acompanhar hoje (3) a tradicional cerimônia cívica de substituição mensal da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, feita desta vez pelo Exército. Como novidade, o Exército trouxe uma exposição de produtos de defesa com o tema Da Tradição à Modernidade.


Muitas famílias acompanharam a cerimônia e viram a exposição. A troca da Bandeira é feita todo primeiro domingo de cada mês, há 41 anos, em sistema de rodízio, pelas Forças Armadas - Marinha, Exército e Aeronáutica - e governo local.


A solenidade dura cerca de 30 minutos. O hasteamento da bandeira é acompanhado pela execução do Hino Nacional e por salva de 21 tiros de canhão. Depois que a nova bandeira chega ao topo do mastro, a banda toca o Hino à Bandeira para retirada da bandeira substituída.


O mastro com a Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, tem 100 metros de altura e é formado por 24 hastes dispostas em círculo, que convergem no topo. Elas simbolizam a convergência dos Poderes e de todas as unidades da Federação. A Bandeira Nacional hasteada mede 286 metros quadrados e pesa 90 quilos.

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com Agência Brasil

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia