Grupo teatral de comunidade carioca encena ópera-rock em arenas populares

  • Postado dia 17 de Julho de 2014

A história do imperador romano Heliogábalo e do poder das mulheres em seu reino é resgatada em uma ópera-rock que estreou às 19h de hoje (17) na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, zona norte do Rio de Janeiro. O espetáculo HélioGaBaalo 2: Ás Júlias, As Origens dos Mitos Solares é a mais nova montagem da Cia dos Prazeres, grupo teatral criado em 2012 pelo ator e diretor Lucas Weglinski e sediado no Morro dos Prazeres, favela do bairro de Santa Teresa, região central da cidade.
 
Quinze atores se revezam em diversos personagens para contar a saga ambientada na Síria de quase 2 mil anos atrás, origem do jovem rei e sacerdote, criado por quatro mulheres, e sobre como esse monarca reconquistou e anarquizou um dos maiores impérios da História. Uma banda e coro com sete integrantes executa a trilha musical do espetáculo, que conta ainda com cenários e consultoria artística do premiado Hélio Eichbauer.
 
“Tudo gira em torno da formação do personagem histórico e mítico, mas sem a presença dele, que está sendo gerado em todas as camadas do espetáculo. Nosso interesse é recriar o contexto e as circunstâncias que possibilitam a aparição meteórica desse astro milenar do mau comportamento”, explica Lucas Weglinski, autor e diretor do espetáculo. O surrealismo e a poesia do dramaturgo francês Antonin Artaud, autor de Heliogábalo, o Anarquista Coroado, serviram de inspiração para o texto de Weglinski.
 
O espetáculo foi o vencedor do edital de Fomento Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, e a apresentação desta quinta-feira dá início a uma curta temporada pelas arenas populares da prefeitura do Rio, espalhadas pela zona norte carioca. Sempre com entrada grátis, a ópera-rock volta a ser encenada amanhã (18) na arena da Pavuna. Nos próximos dias 26 (às 17h) e 27 (às 19h) estará na Arena Dicró, na Penha, e nos dias 2 de agosto (19h) e 3 (17h) na Arena Fernando Torres, no Parque de Madureira.

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com Agência Brasil

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia