Desembargador Pedro Bitencourt Marcondes assume a presidência do TJMG

  • Postado dia 30 de Junho de 2014

Hoje, segunda-feira, 30 de junho, tomou posse no cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) o desembargador Pedro Bitencourt Marcondes. A solenidade foi realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537). Antes, no Palácio da Justiça, (Av. Afonso Pena, 1420) o novo presidente recebeu a imprensa para uma coletiva.
 
O desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, 51, é o mais jovem presidente da história do Tribunal de Justiça de Minas. Após ter sido eleito pelo Tribunal Pleno, Bitencourt Marcondes afirmou que tem três metas a perseguir: implantação do processo eletrônico, gestão otimizada, com foco no planejamento, e investimento no aperfeiçoamento dos recursos humanos. Ressaltou que é necessário valorizar magistrados e servidores para que a prestação jurisdicional seja agilizada.
 
Na solenidade de posse do presidente eleito, também serão empossados nos cargos de 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente, corregedor e vice-corregedor-geral de justiça, respectivamente, os desembargadores Fernando Caldeira Brant, Kildare Carvalho, Wander Marotta, Antônio Sérvulo dos Santos e Marcílio Eustáquio Santos. Os novos dirigentes foram eleitos no dia 28 de abril para o biênio 2014/2016.
 
Para participar da coletiva no Palácio da Justiça, não é necessário credenciamento prévio. Já para acompanhar a cerimônia de posse, no Palácio das Artes, os jornalistas interessados devem se credenciar pelo e-mail ascom@tjmg.jus.br. Os jornalistas devem informar nome e veículo que representam. No dia, devem apresentar crachá de identificação. Caso não recebam confirmação do credenciamento, favor ligar para 3237-6568.
 
Currículo
 
Natural de Caçapava, no Estado de São Paulo, Pedro Carlos Bitencourt Marcondes é desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) desde 17 de abril de 2006. O magistrado é formado em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de São Paulo (FCSA/1985), tem especialização em Direito Público pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (1994) e mestrado em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2002).
 
O desembargador Bitencourt Marcondes ingressou na Magistratura em 1990 e foi juiz de direito nas comarcas de Mantena, Ituiutaba e Contagem e na 2ª Vara de Fazenda Pública e Autarquias na comarca de Belo Horizonte. A partir de 2002, integrou o Comitê Técnico da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).
 
Antes de ingressar na Magistratura, Bitencourt Marcondes foi promotor de Justiça nas comarcas de Silvianópolis, Mantena, Uberlândia e Belo Horizonte. Foi também professor do curso de graduação de Direito Administrativo e Teoria Geral do Processo, no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI/BH) e orientador dos 6º, 7º e 8º cursos de Formação Inicial de Juízes Substitutos da Ejef.

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com TJMG

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia