Exposição INTEGRA - A cultura de um povo, o desenvolvimento de um país é cartaz em Piracicaba



Patrocinada pela Caterpillar, a mostra INTEGRA - A cultura de um povo, o desenvolvimento de um país está em cartaz, no Museu da Esalq; Visitantes podem se divertir com óculos de realidade virtual, painéis eletrônicos touchscreen e brincadeiras pedagógicas; Inédita em Piracicaba, a mostra já passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba
 
 Piracicaba, outubro de 2019 – O Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz da Esalq recebe, a exposição INTEGRA - A cultura de um povo, o desenvolvimento de um país. Com patrocínio da Caterpillar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, a mostra informa, diverte e reflete sobre os rumos de cinco setores do desenvolvimento nacional. Os piracicabanos têm até 10 de novembro para conferir a atração. A entrada é gratuita.
 
A exposição estreou em maio no Museu Catavento, em São Paulo, seguiu em julho para o Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro e esteve em agosto no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A exposição está dividida em núcleos. Cada um deles abordando aos setores de agricultura, construção, energia, mineração e transporte. Com interatividade, apresenta um histórico e perspectivas para cada um dos segmentos. “É possível encontrar meios inovadores de colaborar com o desenvolvimento do país, respeitando valores e preservando a identidade nacional”, aponta o curador da mostra, Mário Donizeti.
 
Em uma área de 300 metros quadrados o visitante tem acesso a vídeos, maquetes, painéis explicativos e eletrônicos e um jogo multiplayer. Óculos de realidade virtual permitem a simulação do comando de máquinas utilizadas na construção e produção de diversos setores do desenvolvimento.
 
O público também é convidado a deixar a sua contribuição em um grande mural - a ideia é compartilhar como fariam do mundo um lugar melhor. “Acreditamos que é possível progredir de forma sustentável com a união de todos os setores da economia e contribuição da sociedade”, menciona Odair Renosto, presidente da Caterpillar Brasil.
 
“A Caterpillar completa 65 anos de presença física no Brasil em 2019 e possibilitar a vinda da exposição INTEGRA também para a nossa região nos deixa muito felizes”, acrescenta Odair.
 
Agricultura
No espaço reservado ao tema, o visitante confere um painel interativo no qual é possível escolher um produto e saber o que mudou em seu cultivo com o passar dos anos.
Nesta seção, denominada Campo, o público descobre como a agricultura de precisão faz uso de novas tecnologias para aumentar a produtividades e sustentabilidade dos cultivos.
 
Construção
Soluções viáveis e novas tecnologias para deixar as cidades mais amigáveis, seguras e sustentáveis estão presentes na seção, chamada Habitat. O público ainda pode participar de um jogo multiplayer sobre as relações entre infraestrutura, construção e consolidação das cidades. O objetivo é mostrar como as novas tecnologias podem ser transformadoras e benéficas à sociedade.
 
Energia
Iluminada a partir de painéis fotovoltaicos aparentes, a seção de Energia apresenta informações sobre o consumo, fontes com potencial para exploração e redes elétricas inteligentes. Este setor ilustra cada uma das fontes de energia em uma maquete interativa, que demonstra o funcionamento dessas matrizes.
 
Mineração
Os fluxos de minério no Brasil e no mundo, a evolução da produção logística e o funcionamento de uma mina autônoma, que necessita de pouca interferência humana, estão presentes na seção Mineração.
 
Transporte
A principal atração da seção é um painel interativo, projetado no chão, com toda a malha viária brasileira, no qual o público confere a evolução e a previsão para o futuro de diversas vias de transporte, como rodovias, ferrovias e hidrovias. O núcleo recebe o nome de Fluxos e ainda traz outras informações sobre o tema.
 
A P4 é a agência idealizadora da mostra.
 
SERVIÇO:
Integra: a cultura de um povo, o desenvolvimento de um país
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h e aos domingos das 13h às 17h
Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz da Esalq
Av. Pádua Dias, 11, prédio próximo ao Pavilhão de Engenharia
Informações pelo telefone (19) 3429.4305
A entrada para a exposição é gratuita.
 
Sobre a P4
Com 12 anos de mercado, a P4 atua com a elaboração e agenciamento de projetos culturais incentivados em âmbito Estadual e Federal. Com projetos diversificados oferece aos clientes opções de investimentos em todas as áreas da cultura, possibilitando ainda a elaboração de projetos de acordo com os objetivos específicos do patrocinador. Para mais informações, visite: www.p4.art.br
 
Sobre a Caterpillar
Por mais de 90 anos, a Caterpillar torna o progresso sustentável possível e direciona mudanças positivas em cada continente. Os clientes contam com a Caterpillar para ajudá-los a desenvolver a infraestrutura e a gerar energia de que necessitam. Com vendas e receitas de U$ 54,7 bilhões, a Caterpillar é líder mundial na fabricação de equipamentos para os mercados de construção, agropecuária, florestal e mineração, além de produzir e fornecer turbinas industriais a gás, motores a diesel e gás natural, grupos geradores de energia elétrica e locomotivas diesel-elétricas. A companhia também provê financiamento e serviços relacionados por meio de seu segmento de Produtos Financeiros. No Brasil, está presente há 65 anos, sendo a principal exportadora brasileira em seu segmento, tendo 5.200 funcionários em suas unidades nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.? Para mais informações, visite caterpillar.com. Para se conectar conosco pelas redes sociais, visite caterpillar.com/social-media. Para mais informações, visite caterpillar.com. Para se conectar conosco pelas redes sociais, visite caterpillar.com/social-media.
 
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: AGÊNCIA GALO
SP: (11) 3253-3227 |?DF: (61) 4063-8770?| BH: (31) 4063-6331?|?? RJ: (21) 4063-7021?
 
contato@agenciagalo.com
mariana.nepomuceno@agenciagalo.com
tales.rocha@agenciagalo.com