Ruy Rosado é homenageado com ciclo de palestras no RS - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

  • Postado dia 19 de Setembro de 2013

O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ruy Rosado de Aguiar será homenageado, nos próximos dias 24 e 25, pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). 

 
A faculdade, por intermédio de seu Departamento de Direito Privado, promoverá, em homenagem ao ministro, um ciclo de palestras intitulado O Direito das Obrigações na Contemporaneidade. Entre os palestrantes previstos estão o ministro do STJ Paulo de Tarso Sanseverino; os professores Eugênio Facchini Neto, Luis Renato Ferreira da Silva, Adalberto de Souza Pasqualotto e Cláudia Lima Marques, além do próprio homenageado. 
 
O ministro Ruy Rosado se formou em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1961. Passou a integrar o STJ em abril de 1994, onde se aposentou em agosto de 2003, após compor a Quarta Turma, a Segunda Seção e a Corte Especial. 
 
Além de ministro, Ruy Rosado foi promotor de Justiça (1963/1980); juiz do Tribunal de Alçada (1980/1985); desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (1985/1994); corregedor-geral da Justiça naquele estado (1992/1993) e coordenador-geral da Justiça Federal (2003). 
 
Atualmente, o ministro aposentado é professor convidado da UFRGS em nível de pós-graduação, professor da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul e advogado, sócio do escritório Ruy Rosado de Aguiar Advogados Associados. 
Confira a programação do evento: 
 
Dia 24.09.2013: 
 
• 19h30: Abertura 
 
• 20h: Palestra inaugural do ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior 
 
• 20h45: Palestra: “Ruy Rosado e o direito do consumidor”. Palestrante: professor doutor Adalberto de Souza Pasqualotto, vice-diretor da Faculdade de Direito da PUCRS, doutor em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 
 
Dia 25.09.2013: 
 
• 10h: Palestra: “Ruy Rosado e a boa-fé”. Palestrante: professora doutora Cláudia Lima Marques, doutora em direito pela Universidade de Heidelberg, professora titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, relatora-geral da comissão de juristas do Senado Federal encarregada do anteprojeto de atualização do Código de Defesa do Consumidor. 
 
• 10h45: Palestra: “O inadimplemento contratual na visão de Ruy Rosado: juiz e doutrinador”. Palestrante: professor doutor Luis Renato Ferreira da Silva, doutor em direito pela Universidade de São Paulo, advogado, professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 
 
• 19h30: Palestra: “Ruy Rosado e a responsabilidade civil”. Palestrante: professor doutor Eugênio Facchini Neto, doutor em direito comparado pela Universidade de Florença, professor dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professor da Escola Superior da Magistratura (Ajuris) e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. 
 
• 20h30: Palestra de encerramento com Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, ministro do Superior Tribunal de Justiça, professor licenciado da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com STJ

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia