Biblioteca Nacional terá uma "filial" no Porto do Rio

  • Postado dia 19 de Setembro de 2013

Rio de Janeiro - A ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciou hoje (19) um acordo firmado com a prefeitura do Rio de Janeiro com o objetivo de transformar em biblioteca e centro de semanários um terreno da Biblioteca Nacional, localizado na região do Porto do Rio, cuja ideia inicial era servir de depósito para a instituição.

“Estamos embarcando no Porto Maravilha”, disse a ministra, aludindo às obras de revitalização da área portuária que vêm sendo executadas pela prefeitura carioca. Marta participou da solenidade de lançamento do primeiro edital do Programa Cultura Viva, do município do Rio.

Na década de 1980, o terreno foi comprado da antiga Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal) pela Biblioteca Nacional e estava subutilizado. “A partir de todos os investimentos que o Rio de Janeiro e o prefeito estão fazendo no porto, nós achamos que isso poderia ter outro olhar”, disse Marta Suplicy.

Segundo a ministra, como já havia recursos garantidos para financiamento da construção do depósito, oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no total de R$ 27 milhões, “nós achamos que tem de ser outra coisa. Não dava para fazer depósito em um lugar que vai ser uma maravilha”. Daí, ficou decidido que será construída no terreno uma biblioteca, para atender à região que tem carência de uma instituição desse tipo, além de um local que abrigará todos os periódicos da Biblioteca Nacional.

A parceria com a prefeitura objetiva a definição do projeto para a nova biblioteca e o centro de semanários da Biblioteca Nacional no porto do Rio, por meio do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento Rio (IAB-RJ), que se encarregará de promover um concurso para escolha do melhor projeto para a instituição. “Ele [Eduardo Paes] achou a ideia muito boa e estamos juntos”, disse a ministra da Cultura.

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com ABr./Alana Gandra

Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro

Indique a um amigo     Imprimir notícia